03/06/2009
Eminente Ir. Dalmo Wilson Louzada – Grão Mestre do GOB/PR, Sereníssimo Ir. João Krainski - G.M. do GOP, Eminente Ir. Arnaldo Ferreira – Presidente da PAEL, Eminente Ir. Marco Monteiro – Presidente do TJM, Poderoso Ir. Antonio Orlando Cestaro – G.M. Adjunto do GOB/PR, Poderoso Ir. Wilson Carlos Barbosa Sobrinho – Presidente de TEM, Poderosos IIr. Grandes Secretários, Assessores e Coordenadores do GOB/PR
Poderosos IIr. Deputados Federais, Veneráveis IIr. Deputados Estaduais, Veneráveis IIr. Membros do Conselho Estadual da Ordem, Veneráveis Mestres, Mestres Instalados, Amados Irmãos!
São as minhas primeiras palavras as de agradecimento ao Grande Arquiteto do Universo, pela honra que me concede a nossa Augusta e Respeitável Loja F.A.T., por ter sufragado o nosso nome os dos Irmãos empossados hoje para dirigir os destinos desta Oficina.
Tenho consciência de que o cargo de Venerável Mestre é de muitas dificuldades e responsabilidades e que essa mística que vem do período medieval, quando somente um rei, um príncipe ou um alto dignitário religioso podia sagrar um cavaleiro, assegura do alto, o apoio necessário a esta missão.
Todo aquele que empunha o sagrado malhete de uma loja maçônica deve estar imbuído com o firme propósito de se entregar de corpo e alma no seu ofício, de forma a corresponder à confiança depositada pelos Mestres que o elegeram.
Nesse sentido, peço ao G.A.D.U. a sabedoria e as forças para que sejam dominados os nossos excessos da vaidade pessoal, que sejam vencidos o egoísmo e o orgulho e, sobretudo para que seja buscado o autoconhecimento necessário para dominar os maus impulsos.
A F.A.T. – como toda loja é – é uma Loja muito especial para mim, pois foi nela que aprendi grandes lições do espírito para aplicar nesta nossa passagem pela matéria. A Egrégora desta Loja é e sempre tem sido a energia motriz da nossa missão maior, que é o desenvolvimento espiritual.
Nas palavras exatas dos nossos fundadores da F.A.T.: “movida pelos ideais máximos da Maçonaria Universal, um Grupo de Maçons resolveu fundar uma Loja que se adaptasse aos ditames de seus corações, em busca da VERDADE e da prática do BEM em todos os planos”. Ainda nas palavras deles: “A Trilogia “Fé Alegria e Triunfo” – que constitui o nome escolhido e aprovado pelos Obreiros que compõem o Quadro – diz por si só, o quanto de esoterismo, filosofismo e misticismo, encerra no caminho que todo o Maçom deve procurar para harmonizar-se consigo mesmo e com seus semelhantes, pela tolerância, humildade e compreensão, no desempenho da missão de um verdadeiro buscador da Luz”.
A história de nossa Loja, e a dos irmãos que a compõem, é uma historia de muitas lutas, muito trabalho e de muitas conquistas; e são com estes mesmos propósitos da sua fundação que esta Diretoria está compromissada.
Contudo, não poderia iniciar esta jornada e este novo desafio, sem agradecer alguns Amados Irmãos que de alguma forma contribuíram na minha formação maçônica, fornecendo-me os instrumentos para enfrentar o desafio maior que é dirigir uma loja maçônica. É importante ressaltar que todo encontro, toda pessoa que conhecemos, sempre nos fornece uma oportunidade de aprendizagem, porém alguns Irmãos tocaram sensivelmente o nosso coração.
Em primeiro lugar, quero agradecer e estender o meu amor fraternal ao Amad. Ir. JOSÉ FIGUEIREDO PEREIRA (JOSÉ DO PATROCÍNIO), meu querido Padrinho e primeiro professor na Maçonaria, sem o qual, não teria sido oferecida a Luz. Irmão, muito obrigado pela oportunidade que você me deu, pela paciência de ouvir e responder minhas intermináveis perguntas e pela tolerância com a nossa impulsividade. Você sempre viverá no meu lado esquerdo do peito.
Em segundo lugar, quero também agradecer o nosso Amad. Ir. DALMO WILSON LOUZADA, não como Grão-Mestre, mas como o grande Irmão e ser humano que é; que foi e continua sendo um grande mentor do qual recebi grandes ensinamentos, como se fossem de pai para filho. Você adotou este jovem mestre e nos deu uma oportunidade inigualável de aprendizagem maçônica no GOB/PR que somente poderíamos sonhar em ter, nos dando a experiência necessária para vislumbrar a possibilidade de hoje estar aqui. Não obstante esta nossa nova missão, quero declarar e reafirmar que o Amado Irmão continuará a contar com a nossa colaboração e dedicação integral à Ordem e à sua gestão. É o meu juramento.
Na nossa oficina, não poderia deixar de agradecer ao Amad. Ir. FÁBIO QUADROS (LUCANO DE ANTIOQUIA), que foi o Irmão que me apresentou ao belo Rito Adonhiramita e me trouxe para a F.A.T. Nunca esquecerei aquele dia, ainda Aprendizes, que nos encontramos em visita a outra Loja e que marcou o início da nossa história maçônica juntos.
Ao lado deste irmão, também agradeço de coração os AAmad. IIr. NEWTON STASKOVIAK (APOLÔNIO DE TIANA), DARLEY RUGGERI WOLLMANN JR. (JOAQUIM GONÇALVES LEDO) e MILTON DE MIRANDA SANTORO (FRANCISCO MIRANDA) e FERNANDO LINHARES (PLATÃO), ex-Veneráveis Mestres da F.A.T. que me mostraram os verdadeiros caminhos espirituais que a nossa Ordem Maçônica pode oferecer aos Iniciados, tendo eu mesmo optado por também seguir esta senda. Sei, porém, que não basta apenas conhecer os caminhos, sendo necessário também trilhá-los através de muito trabalho e sacrifício.
Também não poderia deixar de agradecer o nosso agora Venerável Mestre de Honra, Amad. Ir. LUIZ AUGUSTO PIÁ DE ANDRADE (ALEXANDER FLEMMING), que como um verdadeiro capitão do mar, conduziu a nossa Nau por águas calmas, com algumas turbulências, como eu certamente enfrentarei, em tempestades e em bom tempo e que teve a maestria de novamente aportá-la em águas seguras, pronto para passar o timão ao seu sucessor, perpetuando o ciclo da Loja.
Aos irmãos da Loja FAT, reservaremos o discurso mais longo – não neste momento – mas um que terá a duração de dois anos e que deverá ser composto mais de atos e ações, do que de palavras.
Porém, tenham a certeza de que este Obreiro e a sua Diretoria se dedicarão integralmente – de corpo e alma – para a consecução da visão e da missão da nossa Loja, em defesa de seus princípios.
Instalado e empossados, vem a hora e já é agora, em que precisaremos de toda a ajuda disponível. Façamos, como Salomão, que pediu a Deus somente um coração cheio de sabedoria para governar o povo e para discernir entre o bem e o mal, para que Deus, ouvindo nossa prece, proceda conosco como procedeu com ele, dando-nos a ventura de bem administrar a Loja sob nossa responsabilidade.
Por fim, aproveitemos bem os festejos que se seguem, recebamos com humildade os abraços de parabéns, as palavras de incentivo, pois daqui a pouco, inquietos, estaremos partindo numa nova viagem simbólica e iniciática, dia após dia em um ciclo que jamais tem fim.
Muito obrigado meus Amados Irmãos!
Gerald Koppe Junior
Venerável Mestre
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário