sábado, 28 de novembro de 2009

06/10/2009 - REUNIÃO DOS VENERÁVEIS MESTRES DAS LOJAS ADONHIRAMITAS DE CURITIBA

Em 06/10/2009, os Veneráveis Mestres das Lojas Adonhiramitas do Oriente de Curitiba se reuniram para tratar de assuntos institucionais de interesse das Lojas e do Rito, buscando uma maior integração. Estiveram presentes os Amados Irmãos: Rogério Bastos Vieira (V.M. da A.R.L.S. Saint Germain - n. 2050); Gerald Koppe Junior (V.M. da A.R.L.S. Fé, Alegria e Triunfo -n. 2097); e Hélio Rodrigues Martins (V.M. da A.R.L.S. Harmonia, Amor e Concórdia - n. 2981).

Dentre os assuntos que foram objeto da reunião, tem-se:
(i) promover maior integração das Lojas;
(ii) realização de eventos conjuntos e apoio em sessões das Lojas;
(iii) realização de Seminário Estadual do Rito Adonhiramita;
(iv) realização de apresentações do Rito;
(v) criação de material institucional promovendo o Rito;
(vi) estímulo aos graus filosóficos.

Como primeiro resultado desta reunião, além de as Lojas se comprometerem a apoiar os eventos de suas co-irmãs e compartilhar seus calendários, também decidiram realizar uma Sessão Magna Conjunta de Loja de Mesa (Banquete Ritualístico) em 02/12/2009, a fim de promover maior confraternização e integração das Lojas, assim como em comemoração ao Solstício de Verão.

Mais eventos ocorrerão no primeiro semestre de 2010.

GK

19/09/2009 - OBREIRO TOMA POSSE NO CONSELHO ESTADUAL DA ORDEM DO GOB/PR

No dia 19/09/2009, o Amad. Ir. Alexander Flemming (Luiz Augusto Piá de Andrade), tomou posse como Conselheiro do Conselho Estadual da Ordem do GOB/PR, por nomeação do Eminente Grão-Mestre Ir. Dalmo Wilson Louzada.

A posse do Amado Irmão muito honra a A.R.L.S. FÉ, ALEGRIA E TRIUNFO - n. 2097, que contará com mais um obreiro prestando serviços ao GOB.

GK

26/08/2009 - LOJA PARTICIPA DE CAMPANHA FICHA LIMPA

A A.R.L.S. FÉ, ALEGRIA E TRIUNFO - n. 2097, através de seus obreiros, participou da "Campanha Ficha Limpa - Movimento contra a Corrupção Eleitoral", apoiado pelo Grande Oriente do Brasil (GOB), que tem por fim apresentar projeto de lei, por iniciativa popular, ao Congresso Nacional, visando proibir a candidatura de pessoas que não possuem reputação ilibada.

GK

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SESSÃO MAGNA DE EXALTAÇÃO - DIA 15/07/2009

No dia 15/07/2009, a A.R.L.S. FÉ,ALEGRIA E TRIUNFO - n. 2097, realizou Sessão Magna de Exaltação dos Amados Irmãos Emanuel Swedenborg (Renato Simão) e José de Arimatéia (José Alexandre da Ros).
Aos Amados Irmãos, desejamos muito sucesso no prosseguimento da sua jornada iniciática e no desempenho de suas novas responsabilidades enquanto Mestres Maçons.
GK

quinta-feira, 23 de julho de 2009

22.7.2009 – GOB sedia 1º Simpósio Nacional dos Secretários da Guarda dos Selos

O encontro aconteceu entre os dias 16 e 19 de julho, durante a Suprema Congregação da Federação 2009.




O Grande Oriente do Brasil realizou em Brasília, entre os dias 17 a 19 de julho, o I Simpósio Nacional das Secretarias da Guarda dos Selos, com a presença dos Secretários de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Os debates tiveram inicio no dia 17, com a apreciação do Regulamento Geral da Federação e sua funcionalidade, sob a direção do Eminente Irmão José Edmilson Carneiro, Secretário Geral da Guarda dos Selos.

Os assuntos tratados foram os seguintes:
- Quadro de Obreiros e Decreto nº 1084, de 28 de novembro de 2008;
- Licença de Maçons;
- Iniciação de candidato proposto em uma Loja por outra Loja;
- Eleição de Deputado Federal por outra Loja dentro do Estado;
- Informação de dados sobre cargos de nomeação no âmbito estadual à Secretaria Geral da Guarda dos Selos;
- Desligamento de Maçons;
- Quitte placet;
- Suspensão dos direitos do Maçom e da Loja;
- Atas de eleição, de posse, de instalação e de reassunção;
- Isenção de pagamento de taxas ou emolumentos;
- Livro “O que é a maçonaria”;
- Regimento de Títulos e Recompensas;
- Interstício para colação dos Graus de Companheiro e de Mestre;
- Regularização de Maçons;
- Filiação de Maçons;
- Atualização de cadastro de Obreiros;
- Proibição de fornecimento de cadastro de Obreiros.

No final do período da manhã do dia 18 de julho os Secretários da Guarda dos Selos visitaram as instalações do GOB, com destaque para o museu, onde o Irmão Luiz Alberto Chaves, curador, forneceu explicações detalhadas sobre o acervo.

Na tarde do dia 18 foi realizado um treinamento ministrado pela Secretaria de Planejamento aos Secretários sobre o Control (Controle de Processos), programa que permitirá a integração dos Grandes Orientes Estaduais e do Distrito Federal entre si e também com o GOB.

Além dos assuntos técnicos tratados durante as reuniões, os Secretários tiveram a oportunidade de conhecerem-se trocando informações sobre as respectivas Secretarias e mostrando soluções que poderão servir para outros estados.

Ressaltou-se a ênfase dada por todos, na necessidade, de informatização entre as secretarias e o GOB para implantação definitiva do programa “Papel Zero” com escopo no Sistema de Integração Global – Protocolo (GSI - Protocol).

Mas o mais importante foi a integração entre os Secretários Estaduais e o Secretario Geral, permitindo um nivelamento de conhecimentos entre todos, o que, sem dúvida, facilitará em muito o trabalho do GOB e dos Grandes Orientes Estaduais e do Distrito Federal, sendo unânime a opinião de todos sobre os benefícios alcançados, suplantando sobremaneira a expectativa de cada um quando da saída de seu Oriente.

Os participantes do evento já planejam trazer suas experiências no próximo ano, contando com a realização anual de futuros simpósios entre os Secretários da Guarda dos Selos, por ocasião da Suprema Congregação.

(A:JA/R:J)
Assessoria de Comunicação
Sec:. Geral de Comunicação e Informática
FONTE: www.gob.org.br

segunda-feira, 20 de julho de 2009

CARTA DE BRASÍLIA / 2009

20.7.2009 – Confira na íntegra a Carta de Brasília 2009

A Suprema Congregação do Grande Oriente do Brasil, sob os auspícios do Grande Arquiteto do Universo, reuniu-se na sede do Poder Central, entre os dias 16 e 19 e aprovou as proposições registradas no documento abaixo.

À Glória do Grande Arquiteto do Universo
Suprema Congregação do Grande Oriente do Brasil

CARTA DE BRASÍLIA 2009

A Suprema Congregação do Grande Oriente do Brasil - GOB, sob os auspícios do Grande Arquiteto do Universo, sob a Presidência do Soberano Grão-Mestre Geral, Irmão Marcos José da Silva e com a presença do Sapientíssimo irmão Cláudio Roque Buono, Grão-Mestre Geral Adjunto, do Sapientíssimo Irmão Carlos Azevedo Marcassa, Presidente da SAFL, do Eminente Irmão Antônio Adonel Gomes de Araújo, e pelos Eminentes Grão-Mestres dos Estados de, São Paulo­ Benedito Marques Ballouk Filho; Pernambuco - José Marcelo Braga Sobra; Ceará - Valdir Chagas; Minas Gerais - Amintas de Araújo Xavier; Santa Catarina - IB Silva; Paraná - Dalmo Wilson Louzada; Goiás - Eurípedes Barbosa Nunes; Bahia - Humberto Lopes Cedraz; - Maranhão - José de Jesus Bíllio Mendes; Rio Grande do Norte - Luiz Gonzaga de Oliveira; Piauí - Francisco José de Souza; Distrito Federal - Jafé Torres; Paraíba - Aderaldo Pereira de Oliveira; Pará - Waldemar Alberto Chaves Coelho; Espírito Santo - Cecílio Andrade de Oliveira; Rio de Janeiro - Eduardo Gomes de Souza; Amazonas - Antônio José Souto Loureiro; Alagoas - José Bezerra de Meio; Mato Grosso do Sul- Luis Sérgio Fraga Fretias ( representando o Eminente irmão Gessírio Domingos Mendes); Mato Grosso - Julio Tardin; Sergipe – Agnaldo Alves Vilela (representando o Eminente Irmão José Francisco da Rocha); Rio Grande do Sul - Mário Juarez de Oliveira; Rondônia - Euclides Sampaio Fróes; Roraima - João Batista Carvalho de Aguiar; Tocantins - Alan Divino Siqueira de Souza, Acre - José Augusto de Araújo Rodrigues; Amapá, Poderoso delegado Irmão Valdim Pereira de Sousa e pelo Secretario - Geral de Gabinete do GOB, Irmão João Francisco Guimarães, reunida em Brasília-DF, nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho, aprovaram as seguintes proposições as quais submetemos à apreciação do Soberano Grão-Mestre Geral:

1. SOBRE EDUCAÇÃO PARA O CRESCIMENTO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

A Educação tem por funções básicas proporcionar ao Indivíduo condições para que ele se realize na sua plenitude e transmitir ou modificar valores de uma sociedade, além de ser caminho para mudanças, meio de seleção e ascensão social e instrumento de progresso técnico;

A Maçonaria e os Maçons que a integram exercem considerável influência perante a sociedade e são capazes de atuar para o crescimento das pessoas e das comunidades com que interage.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

1. PROJETO CÍVICO – (GOB-DF)
· Resgatar a dignidade da pessoa humana
· Avaliar a importância das pessoas
· Analisar no sentido positivo idéias extravagantes que induzem ao falso bem comum
· Restabelecer códigos morais e cívicos recomendando normas de ação como patriotismo, solidariedade e probidade
· Restaurar o princípio de autoridade e o conceito de disciplina social
· Dar maior força à instituição celular da família
· Reaver o simbolismo da tradição.

2. PROJETO EDUCAÇÃO DO CARÁTER – (FUNDAÇÃO HERMON – GOB –SC)
· Proposta de inclusão de disciplina no currículo escolar das escolas de educação básica

3. INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DE IRMÃOS NOS CONSELHOS ESTADUAIS OU MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE, ANTI-DROGAS

4. MUDAR O ENFOQUE DAS COTAS RACIAIS POR SOCIAIS

OPERACIONALIZAÇÃO


As Lojas Maçônicas, os Irmãos e Cunhadas atuarão como multiplicadores de diversas maneiras, principalmente:
· ministrar palestras em sessões abertas ao público por palestrantes maçons ou não maçons;
· ministrar palestras junto aos jovens da Ação Paramaçônica Juvenil, Ordem de Molay e Filhas de Jó e outras organizações semelhantes sobre moral, civismo e cidadania;
· imprimir e distribuir o canto e as letras dos hinos Nacional, da Bandeira, da Independência, da República, dos Estados, e outros hinos cívicos;
· cultuar a imagem dos fatos e personagens nacionais e estaduais;
· manter inter-relacionamento com grupos sociais diversos ligados à área da educação – Secretarias Estaduais, Municipais, Associações de Pais e Professores, Sindicatos de classe, Diretores de Escolas, Associações Comunitárias dentre outros.

2. SOBRE EVASÃO:

Causas:

a) Despreparo e desinteresse por parte dos responsáveis pelas instruções maçônicas;
b) Baixo nível cultural dos Mestres Maçons e dos candidatos;
c) Falta de qualificação de parte das lideranças maçônicas;
d) Falta de planejamento na administração dos conhecimentos maçônicos e dos trabalhos em Loja;
e) Decepção dos candidatos ao deparar-se com a realidade da Loja ou da Ordem;
f) Falta de envolvimento e de motivação para com a causa maçônica;
g) Falta de conteúdo programático das instruções maçônicas;
h) Isenção de freqüência para autoridades maçônicas;
i) Falta de ajuda mútua entre os maçons (quando justa e digna);
j) Mau aproveitamento dos dois seguimentos dinâmicos do ritual: Ordem do dia e Tempo de Estudos;
k) Falta de organização dos eventos maçônicos (impontualidade e dinâmica dos trabalhos, por exemplo);
l) Alheiamento da Maçonaria aos problemas de interesse da sociedade;
m) Falta de envolvimento da família do maçom com as ações sociais maçônicas;
n) Falta de observação dos critérios na seleção dos candidatos.

Soluções:

a)
MOTIVAÇÃO: despertar o interesse dos irmãos, veteranos e novatos, no estudo da ritualística e da filosofia maçônicas tornando as sessões atrativas;
b) Estabelecer conteúdos programáticos, através das Secretarias Gerais de Orientação Ritualística e de Educação e Cultura, com acompanhamento nas respectivas Secretarias Estaduais;
c) Exigir a observância rigorosa da pontualidade, tanto no início quanto no término dos trabalhos;
d) A necessidade de que o Grande Oriente do Brasil, faça chegar aos Grandes Orientes Estaduais e Distrital e às Lojas Maçônicas, a sugestão de que no prazo de doze meses, cada maçom fique com a missão de providenciar a apresentação em sua Loja de um novo candidato a ser iniciado;
e) Maior critério na escolha, apresentação e seleção (sindicâncias) dos candidatos;
f) Rever a legislação maçônica no que tange à isenção de freqüência de irmãos detentores de determinados cargos

3. SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO

1ª – Conscientizar o candidato sobre os propósitos da Maçonaria, que podem ser resumidos em um só foco: o social.

2ª – a) Uma vez iniciado, conscientizar o neófito, através de instruções, que o objetivo social, passa pela formação do caráter do homem maçom, orientando-o sobre os significados de nossa simbologia; b) Maior atenção à dinâmica do Tempo de Estudos; c) Exigência, através de Lei específica, Ato ou Decreto, de cursos para Aprendizes e Companheiros, para que sejam habilitados à Elevação e à Exaltação e d) Inserir no novo Código Eleitoral, a obrigatoriedade de curso para Mestre, como pré-requisito à candidatura de qualquer cargo eletivo.

3ª – Objetivos claros, através de planejamentos detalhados, sobre programas a serem desenvolvidos. Não iniciar outro grande projeto, enquanto o anterior esteja, ainda, em estágio de execução.

4ª - Redigir manuais que contenham: a) instruções detalhadas, sobre o Rito adotado pela Loja; b) orientações gerais sobre os demais Ritos praticados e c) Instruções detalhadas sobre a estrutura organizacional do GOB.

Recebido em 19 de julho de 2009.


Soberano Irmão Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral do GOB

FONTE: www.gob.org.br

SUPREMA CONGREGAÇÃO DO GOB

17.7.2009 – Sede do Poder Central Gobiano é palco do maior evento anual maçônico

Na noite de ontem, o Grão-Mestre Geral do GOB e a Presidente Nacional da "Frafem" deram início às atividades da Suprema Congregação da Federação 2009 e Encontros da Fraternidade.

O Grande Oriente do Brasil, através de seu Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Marcos José da Silva, seu Adjunto, Sapientíssimo Irmão Cláudio Roque Buonno Ferreira e a Presidente Nacional da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Cunhada Lígia Castro da Silva, deu inicio às atividades da Suprema Congregação da Federação, do II Encontro Nacional das “Frafem’s” e do V Encontro das Presidentes Estaduais na noite de ontem, 16 de julho.


A mesa diretora foi composta pelo Grão-Mestrado Geral, a Presidente da “Frafem”, o Presidente da Soberana Assembléia Federal Legislativa, Sapientíssimo Irmão Carlos Azevedo Marcassa, o Presidente do Superior Tribunal de Justiça Maçônico, Eminente Irmão Jorge Luiz Vescia Lunkes, o Presidente do Tribunal Eleitoral, Eminente Irmão Enrico Caruso, e o Procurador de Justiça, Eminente Irmão Antônio Adonel.


Prestigiaram a Sessão, 22 Grão-Mestres Estaduais, acompanhados de seus respectivos Secretários e as Presidentes Estaduais da Fraternidade Feminina com suas comitivas, além de Sobrinhos da Ação Paramaçônica Juvenil e uma representante da Ordem Internacional das Filhas de Jó, do Oriente do Rio de Janeiro.

Na ocasião, houve, a entrega de prêmios, aos cinco primeiros colocados, do II Concurso de Monografias Maçônicas, e, também, às vencedoras dos três melhores trabalhos do projeto “Ensinando a Pescar”. Após o término da reunião, o Grande Oriente do Brasil ofereceu aos convidados um jantar, no Salão de Eventos Jorge Nassifi Salomão.

(A:J/R:J)

Assessoria de Comunicação do GOB.
Sec:. Geral de Comunicação e Informática.
FONTE:
www.gob.org.br

DISCURSO DE POSSE

03/06/2009

Eminente Ir. Dalmo Wilson Louzada – Grão Mestre do GOB/PR, Sereníssimo Ir. João Krainski - G.M. do GOP, Eminente Ir. Arnaldo Ferreira – Presidente da PAEL, Eminente Ir. Marco Monteiro – Presidente do TJM, Poderoso Ir. Antonio Orlando Cestaro – G.M. Adjunto do GOB/PR, Poderoso Ir. Wilson Carlos Barbosa Sobrinho – Presidente de TEM, Poderosos IIr. Grandes Secretários, Assessores e Coordenadores do GOB/PR
Poderosos IIr. Deputados Federais, Veneráveis IIr. Deputados Estaduais, Veneráveis IIr. Membros do Conselho Estadual da Ordem, Veneráveis Mestres, Mestres Instalados, Amados Irmãos!

São as minhas primeiras palavras as de agradecimento ao Grande Arquiteto do Universo, pela honra que me concede a nossa Augusta e Respeitável Loja F.A.T., por ter sufragado o nosso nome os dos Irmãos empossados hoje para dirigir os destinos desta Oficina.

Tenho consciência de que o cargo de Venerável Mestre é de muitas dificuldades e responsabilidades e que essa mística que vem do período medieval, quando somente um rei, um príncipe ou um alto dignitário religioso podia sagrar um cavaleiro, assegura do alto, o apoio necessário a esta missão.

Todo aquele que empunha o sagrado malhete de uma loja maçônica deve estar imbuído com o firme propósito de se entregar de corpo e alma no seu ofício, de forma a corresponder à confiança depositada pelos Mestres que o elegeram.

Nesse sentido, peço ao G.A.D.U. a sabedoria e as forças para que sejam dominados os nossos excessos da vaidade pessoal, que sejam vencidos o egoísmo e o orgulho e, sobretudo para que seja buscado o autoconhecimento necessário para dominar os maus impulsos.

A F.A.T. – como toda loja é – é uma Loja muito especial para mim, pois foi nela que aprendi grandes lições do espírito para aplicar nesta nossa passagem pela matéria. A Egrégora desta Loja é e sempre tem sido a energia motriz da nossa missão maior, que é o desenvolvimento espiritual.

Nas palavras exatas dos nossos fundadores da F.A.T.:
“movida pelos ideais máximos da Maçonaria Universal, um Grupo de Maçons resolveu fundar uma Loja que se adaptasse aos ditames de seus corações, em busca da VERDADE e da prática do BEM em todos os planos”. Ainda nas palavras deles: “A Trilogia “Fé Alegria e Triunfo” – que constitui o nome escolhido e aprovado pelos Obreiros que compõem o Quadro – diz por si só, o quanto de esoterismo, filosofismo e misticismo, encerra no caminho que todo o Maçom deve procurar para harmonizar-se consigo mesmo e com seus semelhantes, pela tolerância, humildade e compreensão, no desempenho da missão de um verdadeiro buscador da Luz”.

A história de nossa Loja, e a dos irmãos que a compõem, é uma historia de muitas lutas, muito trabalho e de muitas conquistas; e são com estes mesmos propósitos da sua fundação que esta Diretoria está compromissada.

Contudo, não poderia iniciar esta jornada e este novo desafio, sem agradecer alguns Amados Irmãos que de alguma forma contribuíram na minha formação maçônica, fornecendo-me os instrumentos para enfrentar o desafio maior que é dirigir uma loja maçônica. É importante ressaltar que todo encontro, toda pessoa que conhecemos, sempre nos fornece uma oportunidade de aprendizagem, porém alguns Irmãos tocaram sensivelmente o nosso coração.

Em primeiro lugar, quero agradecer e estender o meu amor fraternal ao Amad. Ir. JOSÉ FIGUEIREDO PEREIRA (JOSÉ DO PATROCÍNIO), meu querido Padrinho e primeiro professor na Maçonaria, sem o qual, não teria sido oferecida a Luz. Irmão, muito obrigado pela oportunidade que você me deu, pela paciência de ouvir e responder minhas intermináveis perguntas e pela tolerância com a nossa impulsividade. Você sempre viverá no meu lado esquerdo do peito.

Em segundo lugar, quero também agradecer o nosso Amad. Ir. DALMO WILSON LOUZADA, não como Grão-Mestre, mas como o grande Irmão e ser humano que é; que foi e continua sendo um grande mentor do qual recebi grandes ensinamentos, como se fossem de pai para filho. Você adotou este jovem mestre e nos deu uma oportunidade inigualável de aprendizagem maçônica no GOB/PR que somente poderíamos sonhar em ter, nos dando a experiência necessária para vislumbrar a possibilidade de hoje estar aqui. Não obstante esta nossa nova missão, quero declarar e reafirmar que o Amado Irmão continuará a contar com a nossa colaboração e dedicação integral à Ordem e à sua gestão. É o meu juramento.

Na nossa oficina, não poderia deixar de agradecer ao Amad. Ir. FÁBIO QUADROS (LUCANO DE ANTIOQUIA), que foi o Irmão que me apresentou ao belo Rito Adonhiramita e me trouxe para a F.A.T. Nunca esquecerei aquele dia, ainda Aprendizes, que nos encontramos em visita a outra Loja e que marcou o início da nossa história maçônica juntos.

Ao lado deste irmão, também agradeço de coração os AAmad. IIr. NEWTON STASKOVIAK (APOLÔNIO DE TIANA), DARLEY RUGGERI WOLLMANN JR. (JOAQUIM GONÇALVES LEDO) e MILTON DE MIRANDA SANTORO (FRANCISCO MIRANDA) e FERNANDO LINHARES (PLATÃO), ex-Veneráveis Mestres da F.A.T. que me mostraram os verdadeiros caminhos espirituais que a nossa Ordem Maçônica pode oferecer aos Iniciados, tendo eu mesmo optado por também seguir esta senda. Sei, porém, que não basta apenas conhecer os caminhos, sendo necessário também trilhá-los através de muito trabalho e sacrifício.

Também não poderia deixar de agradecer o nosso agora Venerável Mestre de Honra, Amad. Ir. LUIZ AUGUSTO PIÁ DE ANDRADE (ALEXANDER FLEMMING), que como um verdadeiro capitão do mar, conduziu a nossa Nau por águas calmas, com algumas turbulências, como eu certamente enfrentarei, em tempestades e em bom tempo e que teve a maestria de novamente aportá-la em águas seguras, pronto para passar o timão ao seu sucessor, perpetuando o ciclo da Loja.

Aos irmãos da Loja FAT, reservaremos o discurso mais longo – não neste momento – mas um que terá a duração de dois anos e que deverá ser composto mais de atos e ações, do que de palavras.

Porém, tenham a certeza de que este Obreiro e a sua Diretoria se dedicarão integralmente – de corpo e alma – para a consecução da visão e da missão da nossa Loja, em defesa de seus princípios.

Instalado e empossados, vem a hora e já é agora, em que precisaremos de toda a ajuda disponível. Façamos, como Salomão, que pediu a Deus somente um coração cheio de sabedoria para governar o povo e para discernir entre o bem e o mal, para que Deus, ouvindo nossa prece, proceda conosco como procedeu com ele, dando-nos a ventura de bem administrar a Loja sob nossa responsabilidade.

Por fim, aproveitemos bem os festejos que se seguem, recebamos com humildade os abraços de parabéns, as palavras de incentivo, pois daqui a pouco, inquietos, estaremos partindo numa nova viagem simbólica e iniciática, dia após dia em um ciclo que jamais tem fim.

Muito obrigado meus Amados Irmãos!

Gerald Koppe Junior
Venerável Mestre

03/06/2009 - INSTALAÇÃO DA A.R.L.S. FÉ, ALEGRIA E TRIUNFO- GESTÃO 2009-2011



Em concorrida sessão, contando com a presença de mais de 120 Irmãos, 44 Mestres Instalados e das principais autoridades maçônicas dos 3 Poderes do GOB/PR, bem como de Irmãos do GOP e da GLP, a nova Diretoria da A.R.L.S. Fé, Alegria e Triunfo, n. 2097 - Rito Adonhiramita, foi empossada no dia 03 de junho de 2009, para a Gestão 2009-2011:


Venerável Mestre: Ir. Gerald Koppe Junior
1º Vigilante: Ir. Alexandre Higashi Sylvestre
2º Vigilante: Ir. Munir Antonio Gariba
Orador: Ir. Neri Macedo Fontoura
Secretário: Ir. Maurício Cezar Gugelmin
Tesoureiro: Ir. Rodrigo Otávio Collere de Oliveira
Chanceler: Ir. Luiz Sérgio Guerra Corrêa

A Comissão Instaladora foi presidida pelo Eminente Grão-Mestre do GOB/PR, Ir. Dalmo Wilson Louzada e foi composta pelos seguintes Irmãos: 1º Vig.: Pod. Ir. Antonio Orlando Cestaro (G.M. Adjunto do GOB/PR); 2º Vig.: Ven. Ir. Newton Staskoviak (Dep. Estad. e G. Sec. da PAEL); Orador: Amad. Ir. Milton Santoro; Secretário: Pod. Ir. José Edson Haesbaert (G. Sec. Chefe de Gabinete GOB/PR); Tesoureiro: Amad. Ir. José Figueiredo Pereira; Chanceler: Amad. Ir. Lydio Pereira; M. de CCerim.: Pod. Ir. Darley Rugeri Wollmann Jr. (G. Sec. de Ritualística Adjunto para o Rito Adonhiramita); Hospitaleiro: Pod. Ir. José Maurício Petri (Coord. Estadual ERAC); e Cobridor Interno: Pod. Ir. Adalberto José Durek (G. Sec. de Relações Maçônicas).

Contou-se ainda com a presença do Sereníssimo Ir. João Krainski, Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná, Em. Ir. Cliceu Luis Bassetti (G.M. de Honra do GOB/PR e G. Sec. Geral Adjunto de Interior e Relações Públicas para Região Sul), Em. Ir. Pedro Juk (G. Sec. Geral de Ritualística Adjunto para o R.E.A.A.), Em. Ir. Arnaldo Fereira (Presidente da PAEL), Em. Ir. Marco Antonio Monteiro da Silva (Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico), Pod. Ir. Wilson Carlos Passos Barbosa (Presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico), Pod. Ir. Alexandre Martins (Presdiente do Tribunal de Contas Estadual) além de diversos Grandes Secretários, Deputados Estaduais e Federais, Juízes e Conselheiros Estaduais de Ordem.



Durante a cerimônia, o Ir. Miguel Palermo da Grande Loja Simbólica do Paraguay (GLSP), membro da co-irmã Loja Centenária Federico el Grande, apresentou aos AAmad. IIr. Dalmo e Gerald com uma "cuia" ("guampa") tradicional do Paraguay, confeccionado artesenalmente, utilizada para tomar o famoso "tererê".






Ao final, todos os Irmãos presentes foram recepcionados pela Loja em um Ágape Fraternal que seguiu pelo remanescente da noite, no qual todos puderam se confraternizar dentro da maior harmonia.





GK
Fotografias - Créditos: Ir. José Edson Haesbaert